segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cultura

Brenda Ristory

Abacaxi, cultura dos clientes do Mercado estampada em forma de sabor

     O hábito de comer o famoso abacaxi do Mercado Central de Belo Horizonte é bem antigo entre os mineiros e turistas que freqüentam o local. Para muitos, ir ao Mercado e não saborear o abacaxi em pedaços vendido em diversas lojas é quase impossível. Os vendedores, na maioria, possuem anos de prática, que permitiram desenvolver técnicas para descascar e cortar a fruta. 

      Carlos de Oliveira (foto), trabalha no mercado há 10 anos, sempre com a vendas dos abacaxis. Ele conta que chega a perder as contas de quantos são vendidos por dia, mas diz que não fica parado por muito tempo, já que os clientes gostam de ver a fruta sento cortada. Carlos ainda conta que muitos param para observar a maneira como ele descasca, que de tão rápida chega a ser curiosa. "Algumas pessoas pendem para que eu ensine, mas somente com a prática é possível cortar e não correr o perigo de não se machucar", diz Carlos.


    A venda do abacaxi em pedaços faz parte da cultura do Mercado Central, tanto que quando se lembra do mercado a imagem da fruta é associada. A dona de Casa Selma Cristina diz que comprar o abacaxi é sempre um prazer. “Para mim é sempre bom visitar o Mercado, e nunca me esqueço de passar na banca do abacaxi, até tenho a minha preferida”, conta Selma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário